935120500
|
 220120500
 
Considera o nosso horário adequado?
Saúde A-Z

Disponibilizamos para si um Glossário de A a Z, onde poderá aprofundar o seu conhecimento sobre alguns conceitos relacionados com a Saúde.
Seleccione a Letra que pretende.

Nutrição - Macronutrientes
*in manual Merck

Os macronutrientes orgânicos são os hidratos de carbono, as gorduras e as proteínas, que fornecem 90 % do peso seco da dieta e 100 % da sua energia. Digerem-se no intestino e dissociam-se nas suas unidades básicas: açúcares dos hidratos de carbono, ácidos gordos e glicerol das gorduras e aminoácidos das proteínas. O conteúdo de energia é de 4 calorias por grama de proteína ou hidrato de carbono e 9 calorias por grama de gordura. Como fonte de energia, hidratos de carbono, gorduras e proteínas são intermutáveis quanto à sua proporção em conteúdo energético.

As necessidades energéticas variam amplamente desde cerca de 1000 a mais de 4000 calorias por dia, dependendo da idade, sexo e actividade física. Geralmente, as mulheres sedentárias, as crianças pequenas e os velhos precisam de cerca de 1600 calorias por dia; as crianças maiores, as mulheres activas e os homens sedentários precisam de cerca de 2000 calorias; os adolescentes activos, tal como os jovens masculinos, precisam de cerca de 2400 calorias. Cerca de 55 % das calorias costumam provir dos hidratos de carbono, cerca de 30 % provêm das gorduras e aproximadamente 15 % provêm das proteínas. Se a energia adquirida na ingestão for insuficiente para as necessidades do organismo, perde-se peso; e as gorduras armazenadas no corpo, e em menor grau as proteínas, são usadas para suprir a energia necessária. A falta de ingestão absoluta causa a morte em 8 a 12 semanas.

Os ácidos gordos essenciais constituem cerca de 7 % das gorduras consumidas numa dieta normal (o que representa cerca de 3 % do total das calorias ou cerca de 8 g) e, por isso, são considerados macronutrientes. Compreendem os ácidos linoleico, araquidónico, eicosapentaenóico e docosa-hexaenóico. O ácido linoleico encontra-se em óleos de origem vegetal; o eicosapentaenóico e o docosa--hexaenóico, essenciais para o desenvolvimento do cérebro, encontram-se nos óleos de peixe. Dentro do organismo, o ácido araquidónico pode formar-se a partir do ácido linoleico, e o eicosapentaenóico e o docosa-hexaenóico, a partir do ácido linoleico, embora o óleo de peixe seja uma fonte mais eficiente.

Os macrominerais são cálcio, fósforo, sódio, cloro, potássio e magnésio. Consideram-se macronutrientes porque são precisas grandes quantidades (entre um e dois gramas por dia). A água, que também é um macronutriente, é necessária em quantidades de 1 ml por cada caloria consumida, ou seja, cerca de 2500 ml por dia.



  
voltar para a página anterior.


Farmácia Ferreira da Silva - todos os direitos reservados

seara.com